quinta-feira, 30 de abril de 2015

PROFISSÃO: TENHA UMA E CULTIVE-A!

São Leonardo Murialdo: “Lembrem sempre, quem tem uma profissão possui uma vinha sobre o qual nunca cai granizo, uma garantia segura para o futuro.”

Talvez todos gostariam de já ter uma profissão, ter sua independência financeira! Acalme-se, com empenho você terá sua profissão! Converse com seu pai e sua mãe sobre a profissão que você gostaria de seguir, eles já conhecem muita coisa nesta vida! aproveitem-os e aprendam com eles!

Abaixo endereços de sites de instituições que ensinam uma profissão aqui em Caxias do Sul:

MECATEC: www.mecateccursos.com.br/

ITC: http: www.itccursos.com.br/

SENAI: http://www.senairs.org.br/



Prof.: Vanildo Tonetto

IFRS - EDITAL DE SELEÇÃO PARA 2º SEMESTRE DE 2015

IMPORTANTE A QUEM QUISER UMA FORMAÇÃO DIFERENCIADA: A EDUCAÇÃO AINDA É A MELHOR FORMA DE EMANCIPAR-SE PESSOALMENTE E PROFISSIONALMENTE.

Publicados editais do Processo Seletivo para ingresso de alunos no segundo semestre de 2015


Processo seletivo 2015/02 do IFRS
O IFRS publicou nesta segunda-feira, 27 de abril de 2015, editais referentes ao Processo Seletivo para ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos subsequentes ofertados em nove câmpus da instituição:
No total, são 1.184 vagas, sendo 764 para cursos técnicos e 420 para superiores. As vagas dos cursos técnicos são para os câmpus Erechim, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Viamão. Para os superiores, oferecem vagas os câmpus Caxias do Sul, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande.
As inscrições ocorrerão no período de 11 de maio a 11 de junho de 2015, pela internet, no Portal de Ingresso. Os câmpus ofertantes disponibilizarão computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custará R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e poderá ser paga até 12 de junho. Para solicitar isenção do pagamento, será preciso fazer a solicitação entre 11 e 25 de maio.
As provas ocorrerão no dia 5 de julho, às 8h30min. O candidato que necessitar de condições especiais para realização, deverá formalizar seu pedido no período de 11 de maio a 11 de junho.
O Manual do Candidato 2015/2 estará disponível aos interessados a partir de 4 de maio, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. Haverá um exemplar impresso para consulta nos câmpus participantes do processo.
Enem e Sisu
Para Cursos Técnicos Subsequentes: Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar peloingresso mediante "prova e nota do Enem", apenas "nota do Enem" ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2014).
Para os cursos superiores: Além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Acompanhe o cronograma:
Publicação dos editais: 27 de abril de 2015
Manual do Candidato: 4 de maio
Inscrições: 11 de maio a 11 de junho
Isenção da taxa de inscrição: 11 a 25 de maio
Data limite para o pagamento do boleto: até 12 de junho
Divulgação das inscrições homologadas: 19 de junho
Divulgação dos locais das provas: 29 de junho
Provas: 5 de julho

segunda-feira, 27 de abril de 2015

AGRICULTURA & AGROPECUÁRIA: EMBRAPA



AGRICULTURA & AGROPECUÁRIA: ATUALIZANDO A MEMÓRIA DO NOSSO POVO

AGRICULTURA & AGROPECUÁRIA: Teremos nesta aba a discussão das tecnologias que estão envolvidas em nossa agricultura e agropecuária.
Por muitos anos, a maioria de nossa “cultura escolar” colocou nossa pujante agricultura, como predadora e destruidora da terra e da natureza. 
Não deram a justa e verdadeira finalidade de nossa afamada agricultura: produzir o pão nosso de cada dia.
Passou da hora desta “cultura escolar vazia e politiqueira” falar a verdade: devemos valorizar os nossos agricultores e pecuaristas, que todos os dias propiciam termos o básico: ter o nosso alimento diário.
E como é bom chegarmos em casa com aquela fome, e podermos saciá-la com as delícias e variedades que temos atualmente à disposição, também em quantidade.
E, quando se depararem com aqueles discursos esquerdistas, de que a agricultura é destruidora do meio ambiente, da natureza, que é de Grandes proprietários, Questões ideológicas de reforma agrária...argumente, que aquela criatura está de pé graças a esta agricultura e pecuária que lhe provém o alimento para que ele fique jogando conversa fora.

Diria que a prioridade da nossa atualidade, está sim na preservação de recursos hídricos, no uso planejado dos recursos naturais, políticas que auxiliem a continuidade do homem no campo, preços justos ao produtor agrícola, para poder-se manter no campo às custas do lucro de seus cultivos ou criação. Para que este produtor rural consiga comprar terras, e conseguir colocar seus filhos também na agricultura, dando continuidade á esta agricultura familiar. Criar leis que favoreçam a venda local de produtos (referente ás fiscalizações de ordem de procedência alimentar e recolhimento de impostos). E não mais à política exploratória dos últimos governos: pão barato e  circo a todos, às custas da sofrida agricultura familiar.

Prof.: Vanildo Tonetto

AGRICULTURA & AGROPECUÁRIA: AVANÇOS TECNOLÓGICOS MELHORARAM A PRODUTIVIDADE DA AGRICULTURA

sexta-feira, 24 de abril de 2015

REFLEXÃO: MARX, O VIL FILÓSOFO DOS SEM MEMÓRIA


Por Samuel Gregg
Diretor do Center for Academic Research do Acton Institute

Karl Marx é o maior filósofo de todos os tempos. Ou ao menos foi o que muitos ouvintes da rádio BBC recentemente afirmaram quando ao serem perguntados “Qual maior filósofo de nossos tempos?” indicaram tal personagem. Para a surpresa de alguns, Marx liderou a pesquisa (27,93% dos entrevistados), batendo – por ampla margem de diferença – pensadores como Aristóteles (4,52%) e Kant (5,21%).
Marx escreveu muitas coisas, até mesmo palavras admiráveis sobre o capitalismo, o qual via como um avanço explícito nos arranjos econômicos anteriores. O resultado da BBC, no entanto, ressalta uma estranha cegueira nas sociedades ocidentais que persistem na presença de Marx.
De certa forma, nada disso é novidade. Em 1930, ocidentais intrépidos viajaram para a União Soviética e retornaram dizendo que tinham visto o futuro. De algum modo, eles conseguiram não ver o expurgo, a coletivização, e os gulags que acabaram por aprisionar e matar milhões de pessoas. Dizem, muitas vezes, que o comunismo é um sistema sem Deus. Isso não é bem verdade. O comunismo foi sem Deus na medida em que se baseou numa visão atéia do homem. Mesmo assim, o comunismo teve seus deuses; divindades para as quais todos poderiam ser sacrificados.
Uma resposta comum é dizer que a filosofia de Marx foi distorcida por Lenin e Stalin. O próprio Marx, muitas vezes ouvimos, foi um humanista que queria libertar os povos de seus grilhões. Outros apologistas insistem que podemos fazer distinções entre o jovem e o velho Marx: o jovem filósofo, mais humanista, e o grisalho e insensível revolucionário.
Mesmo numa rápida passada de olhos, os escritos de Marx rapidamente nos revelam a superficialidade de tais defesas. Uma consistente visão desumanizante aparece em todo o pensamento de Marx. Para esse autor, o homem é um ser cuja origem é irrelevante, o futuro é a extinção e o presente é submissão ao controle. Mesmo que as pessoas vivessem na sociedade comunista de Marx, elas não teriam a possibilidade de uma existência com significado. Certa vez Marx descreveu a sociedade comunista como aquela em que seria possível “fazer uma coisa hoje e outra amanhã”, caçar pela manhã, pescar a tarde, criar gado a noite e criticar depois do jantar, se me aprouver”.
Isso parece idílico até percebermos que, da perspectiva marxista, nenhuma dessas atividades pode ter qualquer valor para os seres humanos. Para os verdadeiros materialistas, não há diferença qualitativa entre ler e pescar, trabalhar ou dormir, viver ou morrer. Tudo tem o mesmo valor e, portanto, nenhum valor. Nesse mundo não há diferença entre o trabalho de Madre Teresa de Calcutá e o de um guarda do campo de concentração. Eles partilham da mesma parcela de irrelevância geral de tudo e de todos.
Isso nos diz que o marxismo não pode estar interessado na justiça ou na liberdade. Ele insiste no fato de sermos como uma jangada, navegando nas ondas da história. Em tal mundo, nossas vidas não são importantes e nossas mortes, irrelevantes. Tentamos salvar somente a satisfação animal que tiramos da vida, antes que o nada em essência que somos termine na nossa aniquilação final como seres vivos.
Tanto se pode dizer do humanismo de Marx e um dos problemas mais sério com a filosofia marxista é a legitimação da criminalidade. Por “criminoso” não quero dizer simplesmente a pessoa que ocasionalmente desrespeita a lei. Em vez disso, pretendo descrever toda a situação em que a pessoa decide estar acima da lei, não estar sujeita à lei e onde a lei age meramente como outra ferramenta do poder. Pois, se o marxismo estiver correto e o materialismo for verdadeiro, então a violência sistemática à lei para alcançar objetivos políticos é aceitável.
Ironicamente, enquanto milhões de pessoas nos dias de hoje conhecem os impronunciáveis crimes nazistas, muito poucos, ao contrário, sabem das atrocidades cometidas por Lenin, Stalin, Fidel Castro, Pol Pot e outros marxistas. É como se houvesse um acordo silencioso para que esses crimes não sejam mencionados. Essa ignorância estudada manifesta-se quando observamos bandeiras vermelhas com foices e martelos estampados em manifestações. Será que as pessoas que as empunham sabem dos muitos que foram escravizados e mortos pelos regimes marxistas? Por que a bandeira marxista não é tratada da mesma forma que a suástica nazista?
É claro que Marx morreu muitos anos antes de seus seguidores chegarem ao poder. Mas podemos suspeitar de que Marx teria aplaudido o uso da violência pelos comunistas. O próprio Marx advogou o enforcamento dos capitalistas nos postes mais próximos. “Quando chegar a nossa vez”, advertiu a seus oponentes, “não disfarçaremos o nosso terrorismo”.
Muitas ações violentas têm sido cometidas em nome de filosofias e religiões, e nisso incluímos o cristianismo. Mas a diferença é que o cristianismo possui um critério moral, segundo o qual podemos julgar e condenar tais atividades cometidas por parte dos cristãos. O marxismo nunca teve nem terá tais padrões, pois na filosofia marxista não há lugar para o amor de Deus e para o amor ao próximo. Talvez isso, acima de tudo, torne Marx tão indigno da admiração de nossos contemporâneos.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

EFEITO HALL QUÂNTICO DE VALE INDUZIDO NO GRAFENO

Imprimir
Destaque em Física, semana de 16 de abril de 2015
destaque-16042015Os estudos do grafeno prosseguem a toda velocidade, na expectativa de que o mapeamento completo de suas propriedades abra caminho para novas e sofisticadas aplicações tecnológicas.
Um grupo de pesquisadores brasileiros acaba de relatar a descoberta de um novo efeito nesse material bidimensional composto apenas por uma folha de carbono com um átomo de espessura. Trata-se do Efeito Hall Quântico de Vale espontâneo, induzido tão somente pela interação entre os elétrons da camada p do carbono nesse material.
No trabalho, a condutividade Hall foi determinada exatamente e coincide com aquela obtida no Efeito Hall Quântico usual, apesar da ausência de qualquer campo magnético aplicado. O efeito vem acompanhado da geração espontânea de um gap no espectro eletrônico, o qual contém uma infinidade de estados "midgap" e deve ser observado a uma temperatura abaixo de 2K.
A pesquisa foi publicada no Physical Review X em 31 de março e tem como autores o pesquisador Eduardo Marino e o doutorando Leandro Oliveira do Nascimento, ambos do Intituto de Física da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), juntamente com Cristiane de Morais Smith, pesquisadora da Universidade de Utrecht, na Holanda, e Van Sérgio Alves, pesquisador da UFPa.
Os pesquisadores identificaram o efeito teoricamente ao incluir, pela primeira vez em um modelo do grafeno, a interação eletrodinâmica completa entre os elétrons dos orbitais p do carbono. Tal interação é descrita no grafeno pela Pseudo Eletrodinâmica Quântica, introduzida anteriormente por um dos autores em um artigo publicado na "Nuclear Physics" (B408, 551), em 1993.
Também foram determinadas as correções à condutividade dc longitudinal do grafeno devidas a tais interações, estando os resultados em excelente acordo com os experimentos.
O efeito relatado pelos pesquisadores deve ter um importante impacto na física básica do grafeno, bem como na nova frente tecnológica conhecida como "valetrônica", onde se buscam novos dispositivos eletrônicos, com base em princípios básicos.

ESPALHAMENTO RAMAN EM MÚLTIPLAS CAMADAS

destaque-09042015
Destaque em Física, semana de 09 de abril de 2015
A busca por materiais que possam sustentar o contínuo desenvolvimento e a miniaturização de circuitos e dispositivos continua motivando laboratórios de pesquisa básica. Um trabalho importante nessa direção acaba de ser realizado por um grupo de pesquisadores brasileiros da UFMG.
Eles investigaram um material constituído de camadas monoatômicas, o dissulfeto de molibdênio (MoS2). Este composto já foi identificado como um possível candidato para a fabricação de transistores com uma única camada atômica.
No trabalho, o grupo de Marcos A. Pimenta, do Departamento de Física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), investigou a resposta de amostras à incidência de um laser. Foram estudados filmes de uma, duas ou três camadas de dissulfeto de molibdênio, além de uma amostra de volume, com um numero macroscópico de camadas.
Ao excitar o material com um laser sintonizável,, os pesquisadores observaram um fenômeno conhecido como espalhamento Raman, caracterizando-o principalmente em duas bandas específicas. O estudo investiga resposta a 30 linhas de luz cobrindo o espectro visível, e compara amostras com 1, 2 ou 3 camadas e uma de volume.
Os experimentos, reportados em 2 de abril no periódico "Physical Review Letters", confirmaram predições teóricas sobre o dissulfeto de molibdênio, reafirmando seu potencial para aplicações nanotecnológicas. O artigo com predições teóricas, publicado em 2013 também no PRL, tem como um dos co-autores o também brasileiro Felipe H. da Jornada, doutorando na Universidade de California em Berkeley.

LA PARADOJA DE FERMI: ¿DÓNDE ESTÁ TODO EL MUNDO?

sexta-feira, 10 de abril de 2015

PARA PENSAR: FAMÍLIA, PROJETO E IMAGEM DE DEUS




    Aproveitando o momento em que participei da Reunião com os heroicos pais dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, aqueles que vivem uma vida de preocupação e zelo pelos seus filhos, aqueles que já desistiram dos seus filhos e aqueles que ainda lutam, mas já não sabem o que fazer. Filhos, sejam vocês portadores da boa notícia, da justiça e da honestidade, amem seus pais, ajudem-os. Segue uma reflexão, a fim de valorizar estes pais e estes alunos. Boa leitura!


    FAMÍLIA, PROJETO E IMAGEM DE DEUS

A família é um projeto de amor, um projeto feliz de Deus, desde a criação do mundo Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma companheira que lhe corresponda” (Gn2,18). Deus não quis que o homem ficasse sozinho e criou a mulher para ser sua companheira. Por isso, o homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher e os dois se tornam uma só carne” (Gn2,24).
O Papa Bento XVI disse: “A Sagrada Família de Nazaré é verdadeiramente o exemplo, o modelo de cada família, que unida no sacramento do matrimônio e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, é chamada a realizar a maravilhosa vocação de ser célula da sociedade, da Igreja e instrumento de unidade para todo o ser humano”. 
O casamento e a vida familiar são dons de Deus. É a vocação comum dos seres humanos, e é ali que Deus preparou a grande oportunidade de serem felizes neste mundo.
O sacramento do matrimônio traz em si a graça da alegria e da felicidade dos cônjuges. 
Diz o Papa João Paulo II: “Pais e famílias do mundo inteiro, Deus vos chama à santidade. Ele vos ama loucamente. Ele deseja a vossa felicidade, mas quer que saibais conjugar sempre a fidelidade com a felicidade, pois não pode haver uma sem a outra”.
Jesus levou a simples união de um homem e uma mulher a uma dignidade sobrenatural, a fim de dar ao casal uma benção especial, para dar a eles força e coragem de seguir em frente no casamento.
A família é imagem de Deus, porque Deus quer que as famílias sejam como Ele é.
Este é o desejo de Deus para o casamento e a família. (Caminhando 23).

Texto extraído do Jornal de São Cristóvão de Janeiro de 2011
Órgão Noticioso da Paróquia de São Cristóvão – Bairro Guaira – Curitiba - Paraná

A Família no mundo de hoje

Conta a Bíblia que o ser humano foi feito do pó da terra. Um ser terreno como os demais, mas recebeu o sopro da vida. O ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus.
No mundo há mais de 6 bilhões de seres humanos. O brasil está com 200 milhões de habitantes. Todos os dias nascem crianças. São novas vidas com necessidade de alimento, casa, escola, saúde. São seres humanos candidatos à felicidade. Felicidade que é o maior desejo do coração humano.
Todos os dias nascem filhos rejeitados. Filhos que não pediram para nascer. Filhos que não sabiam que iam nascer. Filhos que não sabiam onde iam nascer.
O ser humano não foi feito para viver sozinho; foi feito para viver com os outros. Deus criou o homem e a mulher; criados um para o outro. Juntos se completam. Jesus Cristo transformou esta união em Sacramento.
O matrimônio é o Sacramento do amor. O matrimônio não termina com o SIM dito diante do altar. O matrimônio é uma vida de amor a ser vivida. É uma caminhada a ser percorrida. É uma história a ser escrita. É uma missão a ser cumprida.  O amor do casal é fecundo e transborda nos filhos. Dar a vida, ser pai, ser mãe só tem sentido quando for uma iniciativa do amor. Ser pai e ser mãe é amar gratuitamente.
Depois vêm os filhos. Alegria! Preocupação! Educação! A missão da família hoje é árdua. Muitos valores se perderam com o andar da história. Educar tornou-se difícil. O filho dever ser assumida com responsabilidade. O filho deve sentir-se amado.
Quantas vezes falta Deus na família. Falta oração. Reza-se pouco e reza-se mal. Falta fé, acredita-se pouco. Falta diálogo. Falta amor. Falta calor humano.
A família é a primeira escola de valores. Nela aprendemos a viver com os outros, a realizar o bem, a justiça e o respeito.
O casal que dá vida a um filho, colabora com Deus Criador. Essa missão não acaba com o nascimento do filho, completa-se com a educação. O fracasso da família é o fracasso da sociedade. A família deve formar uma comunidade de amor, de fé, de vida, onde todos são amados e respeitados e valorizados.
É urgente construir uma nova família. É preciso colocar Deus na família. É preciso colocar mais amor na família. É preciso rezar mais na família. É preciso mais diálogo. O amor dos pais deve projetar-se nos filhos. Cada filho é uma benção de Deus. Os filhos são presentes preciosos de Deus.
Os pais são profetas do amor. São os construtores da justiça. São semeadores da paz. A grande missão da família é anunciar a Civilização do Amor.

(Padre Adriano Cemin – Pároco da Paróquia de São Cristóvão – Bairro Guaira – Curitiba - Paraná

Pensamento:
“A Deus não agradam as coisas feitas à força, sendo Ele o Deus do amor, que se faça tudo por amor” (Mb-15)

terça-feira, 7 de abril de 2015

INTERAÇÕES REPULSIVAS EM MATERIAIS BIDIMENSIONAIS


Destaque em Física, semana de 07 de abril de 2015
destaque-19032015Por mais que as leis físicas mais gerais sejam conhecidas, alguns fenômenos específicos que se manifestam em laboratório demandam a criação de modelos cada vez mais sofisticados para explicá-los.
Um novo trabalho conduzido por um trio de pesquisadores no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina avança exatamente num desses fenômenos, ajudando a explicar a ordem de longo alcance em sistemas que apresentam faixas (listras) na fase ordenada. Este tipo de ordenamento é obtido no trabalho a partir de um modelo que incorpora interações repulsivas de longo alcance e interações atrativas de curto alcance. As faixas resultam da competição entre as duas interações e do confinamento do sistema a duas dimensões.
A partir de seu trabalho teórico, os pesquisadores Alejandro Mendoza-Coto e Daniel A. Stariolo, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e Lucas Nicolao, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), identificaram duas classes de fenômenos críticos, que devem ser observados em sistemas bidimensionais, de acordo com o alcance da interação repulsiva.
Entre os sistemas onde o modelo se aplica estão os “líquidos eletrônicos” e filmes magnéticos dipolares -- dois exemplos que mostram a importância dos resultados num contexto experimental e aplicado. Os resultados foram publicados em 17 de março na "Physical Review Letters".
Prof.: Vanildo Tonetto

RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO - 1º ANO ENSINO MÉDIO - REAPLICAÇÃO EQUI DO TRABALHO SOBRE O SI