sexta-feira, 10 de abril de 2015

PARA PENSAR: FAMÍLIA, PROJETO E IMAGEM DE DEUS




    Aproveitando o momento em que participei da Reunião com os heroicos pais dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, aqueles que vivem uma vida de preocupação e zelo pelos seus filhos, aqueles que já desistiram dos seus filhos e aqueles que ainda lutam, mas já não sabem o que fazer. Filhos, sejam vocês portadores da boa notícia, da justiça e da honestidade, amem seus pais, ajudem-os. Segue uma reflexão, a fim de valorizar estes pais e estes alunos. Boa leitura!


    FAMÍLIA, PROJETO E IMAGEM DE DEUS

A família é um projeto de amor, um projeto feliz de Deus, desde a criação do mundo Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma companheira que lhe corresponda” (Gn2,18). Deus não quis que o homem ficasse sozinho e criou a mulher para ser sua companheira. Por isso, o homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher e os dois se tornam uma só carne” (Gn2,24).
O Papa Bento XVI disse: “A Sagrada Família de Nazaré é verdadeiramente o exemplo, o modelo de cada família, que unida no sacramento do matrimônio e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, é chamada a realizar a maravilhosa vocação de ser célula da sociedade, da Igreja e instrumento de unidade para todo o ser humano”. 
O casamento e a vida familiar são dons de Deus. É a vocação comum dos seres humanos, e é ali que Deus preparou a grande oportunidade de serem felizes neste mundo.
O sacramento do matrimônio traz em si a graça da alegria e da felicidade dos cônjuges. 
Diz o Papa João Paulo II: “Pais e famílias do mundo inteiro, Deus vos chama à santidade. Ele vos ama loucamente. Ele deseja a vossa felicidade, mas quer que saibais conjugar sempre a fidelidade com a felicidade, pois não pode haver uma sem a outra”.
Jesus levou a simples união de um homem e uma mulher a uma dignidade sobrenatural, a fim de dar ao casal uma benção especial, para dar a eles força e coragem de seguir em frente no casamento.
A família é imagem de Deus, porque Deus quer que as famílias sejam como Ele é.
Este é o desejo de Deus para o casamento e a família. (Caminhando 23).

Texto extraído do Jornal de São Cristóvão de Janeiro de 2011
Órgão Noticioso da Paróquia de São Cristóvão – Bairro Guaira – Curitiba - Paraná

A Família no mundo de hoje

Conta a Bíblia que o ser humano foi feito do pó da terra. Um ser terreno como os demais, mas recebeu o sopro da vida. O ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus.
No mundo há mais de 6 bilhões de seres humanos. O brasil está com 200 milhões de habitantes. Todos os dias nascem crianças. São novas vidas com necessidade de alimento, casa, escola, saúde. São seres humanos candidatos à felicidade. Felicidade que é o maior desejo do coração humano.
Todos os dias nascem filhos rejeitados. Filhos que não pediram para nascer. Filhos que não sabiam que iam nascer. Filhos que não sabiam onde iam nascer.
O ser humano não foi feito para viver sozinho; foi feito para viver com os outros. Deus criou o homem e a mulher; criados um para o outro. Juntos se completam. Jesus Cristo transformou esta união em Sacramento.
O matrimônio é o Sacramento do amor. O matrimônio não termina com o SIM dito diante do altar. O matrimônio é uma vida de amor a ser vivida. É uma caminhada a ser percorrida. É uma história a ser escrita. É uma missão a ser cumprida.  O amor do casal é fecundo e transborda nos filhos. Dar a vida, ser pai, ser mãe só tem sentido quando for uma iniciativa do amor. Ser pai e ser mãe é amar gratuitamente.
Depois vêm os filhos. Alegria! Preocupação! Educação! A missão da família hoje é árdua. Muitos valores se perderam com o andar da história. Educar tornou-se difícil. O filho dever ser assumida com responsabilidade. O filho deve sentir-se amado.
Quantas vezes falta Deus na família. Falta oração. Reza-se pouco e reza-se mal. Falta fé, acredita-se pouco. Falta diálogo. Falta amor. Falta calor humano.
A família é a primeira escola de valores. Nela aprendemos a viver com os outros, a realizar o bem, a justiça e o respeito.
O casal que dá vida a um filho, colabora com Deus Criador. Essa missão não acaba com o nascimento do filho, completa-se com a educação. O fracasso da família é o fracasso da sociedade. A família deve formar uma comunidade de amor, de fé, de vida, onde todos são amados e respeitados e valorizados.
É urgente construir uma nova família. É preciso colocar Deus na família. É preciso colocar mais amor na família. É preciso rezar mais na família. É preciso mais diálogo. O amor dos pais deve projetar-se nos filhos. Cada filho é uma benção de Deus. Os filhos são presentes preciosos de Deus.
Os pais são profetas do amor. São os construtores da justiça. São semeadores da paz. A grande missão da família é anunciar a Civilização do Amor.

(Padre Adriano Cemin – Pároco da Paróquia de São Cristóvão – Bairro Guaira – Curitiba - Paraná

Pensamento:
“A Deus não agradam as coisas feitas à força, sendo Ele o Deus do amor, que se faça tudo por amor” (Mb-15)

Nenhum comentário :

Postar um comentário